No dia 04 de maio, o professor Marcelo Reis realizou um trabalho chamado “Show das NRs” com a turma do primeiro período do Curso Técnico em Segurança do Trabalho na disciplina de Fundamentação em Higiene e Segurança. A ideia é parecida com o jogo “Show do Milhão”, em que os participantes precisam responder perguntas, porém, com a diferença de que as questões são fundamentadas nas normas de segurança (NR) e na legislação da saúde e segurança.
Talita Tesim acredita que essa atividade é uma maneira de envolver toda a turma a aprender sobre as NRs. “A parte teórica tem uma parcela muito grande no aprendizado, mas dinâmicas como essa tornam mais fácil a absorção e a assimilação do conteúdo. Muitas vezes, só explicar a matéria torna a aula cansativa e acabamos não aproveitando o conhecimento passado da melhor forma”, explica a aluna. “Essa atividade abriu espaço para discussão e troca de ideias e opiniões e a questão da competição também traz benefícios, pois faz com que cada grupo tenha vontade de ganhar e estude mais”, aponta.
Para Wagner de Souza, a iniciativa do professor é uma forma de aprender mais. “Tenho certeza de que todos aprenderam muito mais com o ‘Show das NRs’”, comenta Wagner. Para ele, a forma de ensinar do professor faz toda a diferença. “O Marcelo é um excelente professor, estamos aprendendo muito com ele. A maneira de ensinar faz com que todos entendam as aulas, sem falar que ele tem uma experiência de vida e de profissão que todos admiram, e isso conta muita”, diz o aluno.
A turma foi dividida em quatro equipes, cada uma responsável por formular questões, seja baseada nas NRs ou nas aulas teóricas, e responder às perguntas realizadas pelas outras equipes. Segundo Marcelo, o objetivo é estudar e aprender a matéria de maneira alegre e divertida. “Assim os alunos conseguem aprender mais sobre as NRs, que é importante para a profissão que irão seguir”, afirma o professor.
Talita Tesim acredita que essa atividade é uma maneira de envolver toda a turma a aprender sobre as NRs. “A parte teórica tem uma parcela muito grande no aprendizado, mas dinâmicas como essa tornam mais fácil a absorção e a assimilação do conteúdo. Muitas vezes, só explicar a matéria torna a aula cansativa e acabamos não aproveitando o conhecimento passado da melhor forma”, explica a aluna. “Essa atividade abriu espaço para discussão e troca de ideias e opiniões e a questão da competição também traz benefícios, pois faz com que cada grupo tenha vontade de ganhar e estude mais”, aponta.
Para Wagner de Souza, a iniciativa do professor é uma forma de aprender mais. “Tenho certeza de que todos aprenderam muito mais com o ‘Show das NRs’”, comenta Wagner. Para ele, a forma de ensinar do professor faz toda a diferença. “O Marcelo é um excelente professor, estamos aprendendo muito com ele. A maneira de ensinar faz com que todos entendam as aulas, sem falar que ele tem uma experiência de vida e de profissão que todos admiram, e isso conta muita”, diz o aluno.
A turma foi dividida em quatro equipes, cada uma responsável por formular questões, seja baseada nas NRs ou nas aulas teóricas, e responder às perguntas realizadas pelas outras equipes. Segundo Marcelo, o objetivo é estudar e aprender a matéria de maneira alegre e divertida. “Assim os alunos conseguem aprender mais sobre as NRs, que é importante para a profissão que irão seguir”, afirma o professor.